De repente Tech Lead

De repente Tech Lead

Project Overview
Esse post é dedicado às pessoas que estão iniciando na posição de liderança técnica, mais conhecido como Tech Lead.
Date
Sep 16, 2020
Category
Tech
Liderança
Property
Vou compartilhar um pouco do que venho aprendendo, dos desafios que enfrentei e que enfrento e alguns aprendizados. Talvez esse post ajude em sua jornada ou quem sabe, te instigue a puxar uma conversa comigo sobre o tema. Vamos começar explicando o que é e o que faz uma pessoa Tech Lead.

O que é?

É a pessoa responsável por proporcionar uma boa sinergia entre a equipe de engenharia e outros membros da equipe (UX, UI, PO, PM, etc), por facilitar as entregas e ajudar a equipe nas tomadas de decisões técnicas.

O que faz uma pessoa Tech Lead

A pessoa Tech Lead acaba seguindo uma linha mais generalista, pois deve saber de gestão de projetos, ter bons conhecimentos técnicos e boa comunicação, pois no dia a dia transita entre gestão e desenvolvimento.
As responsabilidades da pessoa Tech Lead, varia de empresa para empresa, isso é muito relativo, porém considero algumas responsabilidades fundamentais, aí vão elas:
  • Ajuda na melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software, propondo experimentos, provas de conceitos e metodologias;
  • Se comunica constantemente com outras áreas, para trazer o máximo de insumos, para que a equipe possa fazer seu trabalho sem impedimentos;
  • Responsável por garantir um software sustentável, escalável e que atenda as necessidades de negócio;
  • Ajuda no planejamento da equipe e identifica possíveis riscos;
  • Responsável por identificar as oportunidades de melhorias e fornecer meios para que ela aconteça;
  • Trabalha para ser uma referência técnica, isso não quer dizer que essa pessoa deve saber tudo, e sim saber onde está a informação;
  • Cria canais de comunicação com cada pessoa da equipe, isso que dizer, conhecê-las de verdade, o que elas gostam, o que elas não gostam, qual o motivador de cada pessoa e etc;
  • Estimula a resiliência na equipe, para que os ajustes de rotas sejam menos dolorosos;
  • Atua na gestão de conflitos;
  • Ajuda na seleção e recrutamento técnico;

Desafios que encontrei até aqui

Agora que falamos um pouco sobre o que é e o que faz uma pessoa Tech Lead, quero falar um pouco dos desafios que encontrei até aqui.

A real entrega de uma pessoa Tech Lead

O primeiro desafio que encontrei, foi entender qual é a real entrega de uma pessoa Tech Lead, pois quando eu atuava como desenvolvedor era fácil entender o valor do meu trabalho, pois eu pegava uma estória do backlog, entregava no prazo, colocava em produção e analisava os resultados, job done.
Em meus primeiros meses como Tech Lead, tinha a sensação de que não estava entregando meu trabalho, pois passava metade do tempo em reuniões, outra parte ajudando a equipe e outra parte “colocando a mão na massa”.
E em boa parte das vezes eu acabava me comprometendo com estórias grandes e não cumpria o prazo, resultado? Prejudicava o time e carga excessiva de trabalho, pois achava que daria conta de fazer tudo, típico herói. Terminava o dia com o sentimento de incompletude, de que não tinha feito meu trabalho, que estava faltando algo, pois eu não conseguia fazer o que realmente era para fazer, “entregar a tarefa”.
Isso é uma armadilha, pois a real entrega da pessoa Tech Lead, é justamente essa, ajudar a desbloquear a equipe, participar do planejamento, por a mão na massa, ajudar nas tomadas de decisões técnicas, entre outras coisas que citei acima. A verdade é, atuando como Tech Lead, você vai “codar” menos.
O que me ajudou a terminar meu dia com a sensação de completude, foi capacitar a equipe e dar o máximo de autonomia para eles, para eu não fosse um gargalo, segue alguns exemplos que aconteceram comigo:
  • Eu era o único responsável por fazer o deploy e o release management das entregas, qualifiquei a equipe para que todos pudessem fazer o mesmo;
  • A equipe tinha dificuldades de resolver problemas com o git, fizemos um intensivo de git para que todos tivessem mais autonomia;

Urgente, Importante, desejável, delegar e saber falar não

Outra coisa importante é saber gerenciar, o que é urgente, o que é importante, o que é desejável, saber falar não e saber delegar. Tive bastante dificuldade com isso, na verdade ainda tenho.
Sobre gerenciar o que é urgente, o que é importante e o que é desejável, acredito que isso só funciona se feito em conjunto com a equipe e stakeholders, todos devem estar bem alinhados. Falar não para algumas coisas e delegar outras, ajuda nesse gerenciamento, o importante é que todos olhem para o mesmo norte.

Definição de papel

Até onde vão as responsabilidades da pessoa Tech Lead? Pelo menos aqui onde eu trabalho atualmente (data do post), há um ano atrás, não existia a definição do papel da pessoa Tech Lead, como outros papéis na empresa, acredito que isso é normal, pois em uma startup você, acabando vestindo vários chapéus.
Por não existir a definição do papel da pessoa Tech Lead, isso me causava muita ansiedade, tinha dúvida se estava fazendo meu trabalho direito sem clareza do que era esperado para essa posição.
Em conjunto com o RH e com meu gestor, começamos a desenhar e definir as responsabilidades da pessoa Tech Lead na empresa. Isso me trouxe um grande alívio mental, pois percebi que estava indo no caminho certo e consegui visualizar meus pontos de melhoria, isso também ajudou a nortear e melhorar as sessões de feedback com meu gestor.

Consenso, querer agradar á todos

Meu estilo de liderança tem uma tendência muito grande em ser democrático, eu acreditava muito que o consenso funcionaria em todos os casos, depois de errar e bater muito a cabeça, entendi que isso pode ser uma armadilha.
Dependendo do caso, tentar encontrar um consenso para uma tomada de decisão que agrade a todos tem um efeito contrário. O que aprendi, é que o importante é dar oportunidade para todos participarem da tomada de decisão, para que as pessoas sintam que são ouvidas, mas não necessariamente (quase todos os casos) a decisão deve agradar a todos.

Gerenciamento de conflitos

Saber mediar e lidar com conflitos da equipe ou entre a equipe e stakeholders, fará parte do seu dia a dia. Conflitos são importantes e ajudam a equipe e as pessoas a evoluírem. Então, tentar não tomar partido, não deixar que suas opiniões pessoais prevaleçam, olhar o problema como se você estivesse “de fora”, não entrar no olho do furacão, entender as camadas do problema, não buscar o culpado e tentar focar na solução, vão ajudar você nessa tarefa.
Confesso que esse foi e é um dos meus maiores desafios, se você é como eu e tem dificuldades de lidar com conflitos, no final do post, listo alguns materiais de estudo que me ajudaram bastante neste assunto.

Troca de contexto e interrupções

Trabalhar em uma liderança técnica é algo como servir e ajudar outras pessoas, ou seja, interrupções vão fazer parte do dia a dia, muita vezes isso acaba sendo estressante. Isso se intensifica quando existem inúmeras interrupções com contextos diferentes.
Como aprendi a lidar com isso? Me acostumei, acredito ser uma habilidade que você desenvolve com o tempo. Porém saber falar não e gerenciar bem o tempo, ajudam nessa tarefa.

Olá mundo novo

Perceba que até aqui falei muito pouco ou quase nada, sobre frameworks, metodologias, linguagens de programação, ferramentas e etc. Trabalhar em uma posição de liderança técnica e ser cobrado por isso, foi literalmente entrar em um mundo novo, em uma outra área do conhecimento.
Trabalho como desenvolvedor de software, com foco em aplicações web há aproximadamente 10 anos, desses 10 anos, há mais ou menos 1 ano e meio (data do post) atuando oficialmente em uma posição de liderança técnica. Tive outras experiências com liderança, mas costumo dizer que nessas outras experiências fui um desenvolvedor com mais responsabilidades, pois não era cobrado para exercer uma liderança.
Nesse período tive contato com novas áreas do conhecimento que não estão diretamente ligadas a programação, mais que estão totalmente ligadas se você quer seguir na liderança técnica, vou listar algumas delas:
  • Mediação de conflitos;
  • Negociação;
  • Gestão de projetos;
  • Psicologia básica;
  • Gestão da frustração;
  • Habilidade social;
  • Saber lidar com situações adversas;
  • Noções básicas de venda e persuasão;
  • Comunicação clara e objetiva;
  • Gestão do tempo;
  • Gestão de prioridades;
  • Saber apresentar informações de forma clara e objetiva;
Eu sempre tive interesse em estudar principalmente sobre comportamento humano e seus padrões, é um tema que acho super divertido, então nunca achei algo maçante de se estudar.

Minhas fontes de estudos

Vou fazer um juntado de conteúdos que me ajudaram e me ajudam, porém livros, posts e etc, não substituem uma rede de apoio. Tenho o privilégio de ter pessoas próximas, amigos e conhecidos que trabalham com gestão, pessoas que me ajudaram e me ajudam bastante.
Acredito que o melhor jeito de entender e aprender sobre liderança é conhecendo a experiência de outras pessoas, adquirir repertório, fazer experimentos, não existe um manual.
Segue uma lista de livros, que super recomendo:

Um conselho?

Infelizmente não existe um manual “Como ser uma pessoa Tech Lead”, como eu disse acima, é uma área um tanto generalista, então se você pretende seguir por esse caminho, invista seus estudos em áreas do conhecimento que vão além da parte técnica, como gestão de projetos, psicologia básica, comunicação e etc. Acredito que esses temas vão te ajudar em sua jornada.
Tente criar uma rede de apoio, compartilhe seus desafios com seus amigos, pergunte como eles agiriam em cima. Saber que outras pessoas passam/passaram pelos mesmo desafios que você, é algo confortador e no final todos aprendem.